O WordPress é uma das ferramentas mais populares e robustas do mercado. Sua versatilidade permite ao profissional desenvolver muitos tipos de sites, como blogs, portfólios, sites de negócios e de organizações sem fins lucrativos e até lojas online. E com os plugins para WordPress, você consegue adicionar mais funções interessantes para otimizar o uso da ferramenta. 

Pensando em seu grande uso, os plugins WordPress 2021 chegam para aumentar as possibilidades dentro da ferramenta. Listamos a seguir 13 plugins para WordPress que você precisa conhecer!

Plugins para WordPress

O WordPress é o Content Management System (sistema de gerenciamento de conteúdo) mais popular do mundo. Ou seja, ele facilita o gerenciamento de sites sem que você precise conhecer programação. Sua proposta é simplificar e tornar mais prática a criação e edição de conteúdo. É, sem dúvidas, uma das melhores plataformas para se ter um site atualmente.

Para atingir seu objetivo com ainda mais facilidade, os plugins para WordPress são excelentes opções. De maneira simples, plugins são extensões capazes de otimizar as funcionalidades do site principal.

Eles estendem as funcionalidades desse CMS em muitos aspectos. Sem dúvidas, você consegue encontrar um plugin específico para qualquer tipo de tarefa que precisa. SEO (Search Engine Optimization), organização de eventos, segurança da informação, seja o que for. Existe um plugin para seu desejo e para potencializar seu site. 

13 melhores plugins WordPress 2021

A seguir, mostramos os melhores plugins para WordPress que você precisa conhecer ainda neste ano. Confira!

All In One WP Security

O All In One WP Security é um dos plugins para WordPress gratuito que serve para aumentar a segurança do seu site e implementar uma série de melhorias. Com bom suporte ao cliente e uma interface de fácil utilização e bastante visual, esse plugin aponta para o usuário o que deve ser feito para tornar o site mais seguro. 

Seus recursos são distribuídos em Básico, Intermediário e Avançado, o que significa que você pode tirar proveito dele mesmo que seja um desenvolvedor de nível avançado. E como o All In One funciona? Veja alguns usos:

  • Melhorias na segurança durante o registro de usuários;
  • Proteção do banco de dados e dos arquivos;
  • Bloqueio de tentativas forçadas de login;
  • Proteção das contas dos usuários, dentre outras funções.

Broken Link Checker

Se você está buscando plugins para WordPress que ajudam a melhorar seu desempenho de SEO, o Broken Link Checker é uma boa opção. Apesar de ser mais básico, esse plugin gratuito avisa o administrador no painel e por e-mail quando um link quebrado é encontrado. Em palavras técnicas, é um plugin de auditoria SEO.

Ele é muito importante para a equipe de marketing digital, porque remove links quebrados e corrige redirecionamentos ao verificar todas as URLs em seu WordPress. Por fim, ele dá um relatório completo desses links após algum tempo, mostrando o código de status que ajuda o profissional a determinar se é preciso desvincular, atualizar ou não adotar alguma ação.

Em suma, nada de páginas com tela de erro ou “página não encontrada”.

Click to Chat

O Click to Chat é um dos plugins para WordPress muito bem avaliado pelos usuários, porque traz uma ação bem simples que ajuda bastante no contato com o cliente: adicionar um botão de WhatsApp no seu site. Ele é gratuito.

Tenha em mente que os clientes atuais querem agilidade no atendimento, seja para tirar dúvidas ou enviar mensagens de interesse sobre o que você oferece. Com esse plugin, o ícone do aplicativo aparece no canto do site, facilitando o envio de mensagens.

Além disso, você poderá analisar dados por meios das integrações com Google Analytics e Facebook Analytics. 

Google Analytics for WordPress by MonsterInsights

Falando em Analytics, qualquer negócio precisa interpretar as estatísticas para crescer com sustentabilidade, certo? Neste contexto, aparece o Google Analytics for WordPress by MonsterInsights. Você sabe exatamente como as pessoas chegaram até seu site? Com esse plugin gratuito, saberá. 

Esse é um dos plugins para WordPress com milhões de instalações ativas, sendo o mais popular do Google Analytics para o WordPress. Ao conectar seu site ao Google Analytics, você começa a tomar decisões baseadas em dados para expandir seus negócios.

O profissional pode habilitar todos os recursos avançados de rastreamento de análises do Google com alguns cliques, além de acessar um painel de análise com os relatórios com as estatísticas que importam para você.

E pode ter certeza que ele é inteligente: ele não contabiliza visitas quando você está logado realizando alterações, testes ou subindo posts.

OneSignal Push Notifications

Já pensou em enviar notificações para usuários sempre que postar um novo blogpost? O OneSignal Push Notifications possui exatamente essa funcionalidade. É um dos plugins para WordPress que pode ajudá-lo a ampliar o alcance dos seus conteúdos, sem dúvidas.

Basta colocar uma inscrição no site para avisar àqueles que desejam receber a notificação sobre as novidades e pronto, o resto fica por conta do plugin. A cada post novo ou lançamento, os inscritos recebem uma mensagem.

Reading Progress Bar

Eu não sei para vocês, mas eu acredito que ter um indicador de posição de leitura, tipo uma barra de progresso, é algo muito legal no blog. E, certamente, existem plugins para WordPress com essa função. 

O Reading Progress Bar é um plugin gratuito que adiciona uma barra de leitura nos posts. Acredito que é uma ótima experiência do usuário, pois, na medida em que ele lê, a barra vai se completando. 

Ele pode ser mostrado onde você preferir: na parte superior ou inferior, e até mesmo ser personalizada em modelos diferentes ou tipos de postagem. Em geral, no topo do site ele tem uma melhor visibilidade.

O plugin se torna ainda mais interessante por ser muito leve. Ou seja, não atrapalha a performance do site.

Smush

O Smush é um dos plugins para WordPress obrigatórios para otimizar imagens. Ele é gratuito, mas possui também uma versão paga. Sua função é evitar perda de qualidade das imagens e garantir mais desempenho, além de possibilitar a compressão das imagens em lote. Seus recursos permitem um carregamento mais rápido das páginas, inclusive.

Na prática, ele mantém as imagens na mesma proporção, dando a elas uma uniformização, o que evita discrepâncias nos designs. Seu funcionamento é bem simples: após instalar o plugin, sempre que adicionar uma nova imagem na galera, o arquivo é automaticamente otimizado. 

Percebeu que suas publicações estão com as imagens ruins? O Smush também consegue pegar todos os arquivos existentes no site e otimizá-los automaticamente, sem a necessidade de carregá-los novamente.

É, por isso, um dos melhores plugins para WordPress

Sucuri Security

Além do All In One WP Security, você pode optar por outros plugins para WordPress focados em segurança. É o caso do Sucuri Security, plugin gratuito focado em malwares. Ele também possui versões pagas, mas a maioria dos sites ficam bem apenas com a versão grátis. 

Nesses recursos gratuitos, o plugin já apresenta auditoria de atividades de segurança, monitoramento integrado de arquivos e monitoramento de lista de bloqueio, notificações de segurança e outros recursos. Em caso de algum incidente no site, você recebe notificações instantaneamente.

Caso queira variações de certificados SSL, será preciso pagar por elas. 

UpdraftPlus

Uma das medidas de segurança da informação mais importantes para um site é o backup. Quando falamos de plugins WordPress 2021, o UpdraftPlus aparece nesse contexto. 

Esse plugin gratuito é essencial, pois faz backup na frequência que você desejar, de forma automática. Ou seja, simplifica backups e restauração de site. Quer fazer backups diários? Basta configurá-lo para isso.

Além dessa ótima função, o Updraft Plus permite a integração com Google Drive, Dropbox e Amazon S3, Openstack Swift, e-mail e muitos mais. A versão paga inclui outras nuvens, como Microsoft OneDrive e Azure, Google Cloud Storage, e outras.

WP Rocket

Esse é um dos plugins para WordPress que, se você quiser ter, terá que pagar. Ele não possui versão gratuita e, atualmente, tem uma faixa de preço entre US$ 49,00 e US$ 249,00. O motivo para isso é que ele traz uma lista extensa de funcionalidades e benefícios.

De acordo com seu desenvolvedor, o WP Rocket é o plugin de cache mais poderoso do mundo. Você pode utilizá-lo para melhorar a velocidade do seu site WordPress, as classificações SEO e as conversões, sem necessidade de codificar.

Veja alguns dos recursos que o WP Rocket proporciona para seu site:

  • Cache de navegador para armazenar recursos frequentemente acessados do seu site (imagens, JS, CSS) na memória local do dispositivo de navegação;
  • Compressão para diminuir o tamanho de seus arquivos diminui e entregar conteúdo mais rápido aos visitantes;
  • Otimização do e-commerce ao excluir páginas sensíveis do cache, o que não interfere no processo de compra;
  • Cache que torna o site muito rápido, impulsionando o SEO e aumentando as conversões;
  • Pré-carregamento de cache toda vez que você faz alterações em suas páginas da web;
  • Excelente compatibilidade com temas e plugins populares.

wpDiscuz

O wpDiscuz é um dos plugins para WordPress voltados para a área de comentários do site. Leve e gratuito, é muito rápido e responsivo, além de possuir dezenas de recursos de engajamento do usuário. 

Ele possui três layouts de comentários agradáveis e modernos, torna a experiência de comentários mais rápida, adiciona caixa de comentários interativa em postagens e outros tipos de conteúdo, traz a opção de comentários sociais com opções de login e muito mais.

Yet Another Related Posts Plugin (YARPP)

O YARPP é um dos plugins WordPress 2021 extremamente rico (e gratuito!). Sua função principal é adicionar, ao final dos posts, uma relação de outros posts do blog para que o usuário possa continuar a leitura. 

Ou seja, exibe páginas e postagens relacionados à entrada atual, introduzindo os leitores a outros conteúdos relevantes em seu site, o que pode aumentar suas visualizações de página consideravelmente.

Yoast SEO

O Yoast SEO é, sem dúvidas, um dos melhores plugins para WordPress. Gratuito, seu foco é ajudar na otimização de motores de pesquisa. Por isso, é uma grande aliado para obter melhores resultados com publicações. 

Você consegue configurar o plugin para reconhecer automaticamente conteúdos publicados e para apontar a legibilidade do texto. Assim, você evita ter textos cansativos, de difícil leitura ou desenvolvimento.

Com o Yoast SEO, você insere a palavra-chave ou frase-chave que deseja ranquear nos resultados da pesquisa. Em seguida, ele executa a verificação no seu conteúdo para verificar se há uso das palavras-chave com frequência suficiente e nos pontos certos. 

Na versão paga, ele traz ainda mais recursos. Na prática, além de verificar a palavra-chave, ele analisa o texto em todas as variações dessa palavra ou frase. Se a frase-chave é “ideias de decoração de quarto” e o sinônimo é “ideias de decoração de apartamentos”, todas as formas de palavras possíveis de cada palavra são levadas em conta: “apartamentos”, “quartos”, “decorar”, “ideia” etc. 

Dicas bônus

Muitos desses plugins para WordPress possuem versões pagas que trazem recursos ainda mais completos. Por isso, vale a pena pesquisar sua necessidade e as possibilidades que cada um oferece. 

E além de utilizar plugins WordPress 2021, você pode também testar a performance do seu site no gtmetrix.com. Ele traz uma nota geral que considera dois requisitos principais: desempenho e estrutura. Ou seja, o quão rápido sua página é (carregamento, interatividade e estabilidade visual) e o quão bem ela é construída para um desempenho ideal.

Por fim, deixamos mais 3 dicas ótimas para seu site:

  • Utilizar o Elementor com algum tema gratuito atende bem a muitos, mas nós utilizamos o Divi, que vem com templates, e o Divi Builder;
  • Utilize CDN (Content Delivery Network) para melhorar o desempenho e a segurança do seu site;
  • Use sempre HTTPS (SSL).

Com os plugins para WordPress, você otimiza seu site e seu blog, melhorando a experiência do usuário e possibilitando melhores resultados. Aqui, apontamos 13 plugins WordPress 2021, mas certamente você utiliza outros. Quais você nos indicaria?

Aproveite e descubra também o que são algoritmos e como funcionam os gigantes do mercado: facebook, instagram e google!

 

Curso Pocket LinkedIn
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Pin It on Pinterest

Share This