As ferramentas de marketing digital e vendas são importantes para as equipes que desejam obter resultados mais concretos nas estratégias adotadas. Seja para organizar os projetos do time, para otimizar SEO ou para aprimorar as vendas, existem soluções que devem ser utilizadas no cotidiano.

Quer conhecer algumas delas para incluir no seu dia a dia? Confira nossa lista com 35 ferramentas!

Nossas escolhas de ferramentas de marketing digital e vendas

Api4Com

O Api4Com é um API de voz integrado com seu CRM, o que facilita a conexão de clientes com seu negócio. Ele apresenta ramal digital em nuvem, o que dispensa a preocupação com infraestrutura. As ligações são gravadas e enviadas para o sistema da sua equipe junto com relatórios de performance.

Canva

O Canva é uma das ferramentas de marketing digital e vendas importantes para criar campanhas de redes sociais de qualidade. Com ela, é possível criar designs e templates personalizados já no padrão das mídias, logotipos, cartões de visita, infográficos e outros materiais.

Catacliente e Dux-soap

Essas duas ferramentas de marketing digital e vendas facilitam suas conexões com os leads a partir da automatização. Ambas ajudam a automatizar um pedaço da sua prospecção no LinkedIn. Elas enviam convites a partir de uma busca realizada (no padrão ou no Sales Navigator) e mandam mensagens para as pessoas. Apesar de muito similares, possuem algumas diferenças interessantes.

A principal diferença, além do país de origem, é a segurança. O Catacliente é uma ferramenta brasileira e é mais segura, pois utiliza integração via API com o LinkedIn (motivo pelo qual também é mais cara).

Já o Dux-soup, ferramenta inglesa, também automatiza atividades comuns no LinkedIn, como visitar perfis, seguir atividades, recomendar habilidades e enviar mensagens personalizadas. Depois dessas ações, é possível assumir pessoalmente a conversa com aqueles mais dispostos a conversar. No entanto, é um mero plugin de browser.

Nós recomendamos utilizar com parcimônia e desde que você saiba exatamente o que está fazendo.

Cloudflare

A Cloudflare é uma das ferramentas de marketing digital e vendas importantes para privacidade, segurança e performance, funcionando como um CDN. Essa rede global foi desenvolvida para tornar a conexão com a internet segura, privada, rápida e confiável.

Com ela, você protege seus recursos internos e externos, como sites, APIs, aplicativos de internet, redes corporativas, funcionários e dispositivos.

CRM’s

Os CRM’s são ferramentas de marketing digital e vendas essenciais para um negócio de sucesso. Essa solução faz o gerenciamento do relacionamento entre empresa e cliente em diversas etapas da relação. 

No entanto, vale destacar que o CRM não é sistêmico. Ou seja, existe um CRM ideal para as diferentes fases de uma venda, que são geração e qualificação de leads/oportunidades (RD Station e Lead Lovers), vendas (Salesforce e Piperun) e pós-vendas (Gainsight e SenseData).

Por isso, fique atento ao escolher o melhor CRM para sua empresa.

Dead Link Checker

Se você quer evitar os links quebrados, que prejudicam a usabilidade do seu site e a classificação dele nos mecanismos de busca? O Dead Link Checker é uma ótima opção. Ele rastreia seu site e identifica os links quebrados, sendo uma solução simples e acessível para SEO.

A verificação é manual e gratuita, mas há pacotes de assinatura, que promovem a verificação automatizada de links.

Facebook Ads Library

Facebook Ads Library é a Biblioteca de Anúncios do Facebook, uma plataforma que oferece uma visualização dos anúncios em todos os serviços e aplicativos da rede. Ao fornecer mais informações sobre os anúncios, ajuda a tornar a publicidade transparente. 

E quais informações são essas? Gastos, alcance e entidades financiadoras. E não importa se os anúncios estão ativos ou inativos. Eles ficarão armazenados na Biblioteca por sete anos para consulta de sua equipe.

Facebook Insights

O Facebook Insights está para o Facebook assim como o Analytics está para o Google. É mais uma das ferramentas de marketing digital e vendas voltadas para análise de dados. Ela permite aos gestores acompanhar os dados de usuários da rede social e a performance das páginas corporativas. 

Dados demográficos, idade, gênero, nível de escolaridade, interesses, tudo isso está na ferramenta. É, por isso, uma grande aliada do profissional de social media.

Vale destacar, porém, que a ferramenta Audience Insights não estará mais disponível a partir de 1º de julho de 2021. A partir de então, você deverá acessar os Insights do Facebook Business Suite. 

Facebook Pixel Helper

Você já ouviu falar do Facebook Pixel? Essa extensão do navegador Chrome é executada em segundo plano e serve para revisar automaticamente os sites em busca do código do pixel do Facebook. 

Mas o que é pixel do Facebook? De acordo com a empresa, “é uma ferramenta de análise que permite mensurar a eficácia da sua publicidade com base nas ações que as pessoas realizam no seu site”. Ou seja, ela ajuda a mensurar as ações dos clientes, criar públicos e desbloquear ferramentas de otimização.

Freshdesk / Zendesk

Freshdesk e Zendesk são softwares de atendimento ao cliente que facilitam bastante a vida da sua equipe de marketing e vendas. Eles oferecem suporte a helpdesk com automações inteligentes para agilizar as atividades.

Assim, sua empresa oferece um suporte consistente para seus produtos em um único local. É, portanto, fundamental para o pós-venda e para oferecer a experiência omnichannel.

Google Analytics

Começando com as ferramentas de marketing digital e vendas da gigante Google, o Google Analytics será fundamental para suas estratégias. Afinal, ele reúne ferramentas gratuitas para análise de dados da sua empresa.

Comportamento de usuários de sites e aplicativos podem gerar ótimos insights. Com eles, você avalia o desempenho da sua estratégia de marketing, produtos e conteúdo. 

Google Drive

Google Drive é um serviço de sincronização e armazenamento de arquivos criado pela Google em 2012. Ele se integra ao Google Docs, um leque de aplicações de produtividade com Documentos , Planilhas e Apresentações.

Esses apps nativos na nuvem podem ser utilizados pela sua equipe de marketing e vendas para colaborar com eficiência em tempo real. 

Google Keyword Planner

Você está em busca de ferramentas de marketing digital e vendas voltadas para SEO? O Keyword Planner está disponível dentro do Google Ads e você pode aproveitá-lo para descobrir novas palavras-chave relacionadas ao seu empreendimento.

Qual o número de cliques e buscas? Minhas estratégias de conteúdo estão de acordo? Essas respostas estão no Keyword Planner.

Google Search Console

Mais uma boa ferramenta da Google é o Search Console. As ferramentas e relatórios dessa solução contribuem na avaliação de tráfego e desempenho de pesquisa do seu site.

Ela também ajuda a corrigir problemas e destacar suas páginas nos resultados da Pesquisa Google, e avisa os robôs do Google que o conteúdo do site foi atualizado.

Google Tag Manager

O Google Tag Manager é outra ferramenta gratuita do Google voltada para inserir um código em um site para instalar outros serviços sem precisar mexer no código. Ou seja, ela centraliza a gestão de códigos, dá maior autonomia ao marketing e melhora a produtividade e reduz custos com TI. 

Gtmetrix

Desenvolvido por uma empresa canadense, o GTmetrix é uma ferramenta para avaliar o desempenho de seu site. É bem fácil de usar, não se preocupe. O ponto legal da solução é que ela combina Google PageSpeed Insights e YSlow para gerar notas e recomendações.

Mesmo na versão básica e gratuita, a equipe tem acesso a várias opções de análise.

Hootsuite ou Mlabs

Ferramentas de marketing digital e vendas que fazem gestão de redes sociais? Temos. Hootsuite e Mlabs são duas ótimas opções.

Elas ajudam a administrar suas campanhas de marketing digital nas redes sociais, agendar publicações, monitorar desempenho de diversas campanhas, gerar relatórios, responder mensagens privadas e outras tarefas.

Hotjar

Uma das boas ferramentas de marketing digital e vendas voltadas para análise é o Hotjar. Com ela, é possível visualizar padrões comportamentais dos visitantes de suas páginas, o que facilita compreender como o usuário experimenta seu site.

Quais são as categorias ou seções mais visitadas? E os botões e ícones mais utilizados? A ferramenta te dá todos esses insights.

Hotmart

A maior plataforma para o mercado de afiliados não poderia ficar de fora da nossa lista de ferramentas de marketing digital e vendas. A Hotmart é voltada para venda de uma enorme gama de produtos, de cursos a e-books. Há também um programa de afiliados para estimular a equipe de vendas a atingirem melhores resultados.

Interest Spy

Já pensou em acessar públicos “secretos” que não aparecem para os concorrentes? Essa é a proposta do Interest Spy, que pode dar uma boa vantagem à sua equipe, melhorar o ROI e aumentar as vendas

De acordo com a própria ferramenta, você consegue descobrir “dezenas de milhares de públicos que o Facebook™ esconde de você e dos outros anunciantes, mas que estão imediatamente disponíveis para segmentação”. 

Ela também fornece sugestões hiper-qualificadas de públicos relacionados à palavra-chave que você pesquisar, otimizando o trabalho dos seus profissionais. É ou não uma das ferramentas de marketing digital e vendas bem interessantes?

Lusha

Sua equipe de vendas tem dificuldades em localizar detalhes de contato B2B e da empresa? A Lusha é uma ferramenta excelente para resolver esse problema e fechar mais negócios.

Ela traz mais informações dos perfis no LinkedIn, como e-mail e telefone, o que auxilia os profissionais a prospectar e entrar em contato com seus futuros clientes. 

Além disso, também serve para recrutamento. Você consegue entrar em contato com os principais candidatos com números de telefone e e-mails precisos.

Sales Navigator

O LinkedIn Sales Navigator é uma ferramenta paga do LinkedIn que pode potencializar muito sua busca de oportunidades de negócios. É possível segmentar as empresas e os tomadores de decisão de maior potencial, interagir em larga escala e receber insights de atividades nas redes sociais.

É, sem dúvidas, um modelo de negócios B2B muito interessante para desenvolver parcerias e prospectar, que pode ajudar muito em uma estratégia de Social Selling.

Semrush

O SEMrush é uma plataforma voltada para otimizar suas estratégias de marketing. Por meio de um painel completo, é possível rastrear palavras-chave, avaliar as ações de SEO e pesquisas e avaliar o desempenho de suas páginas em comparação a concorrentes.

Com inúmeras ferramentas, que vão de SEO a anúncios pagos, as equipes conseguem aumentar sua visibilidade online em todos os canais principais. Por isso, é uma das ferramentas de marketing digital e vendas imprescindíveis em seu dia a dia.

Slack

Precisa melhorar a comunicação interna e integrar melhor suas equipes? O Slack é uma das ferramentas de marketing digital e vendas que resolve essa questão.

A plataforma de mensagens é baseada em canais e ajuda as pessoas a trabalharem juntas com maior eficácia. Com ela, é possível localizar as informações com maior facilidade e organização.

StreamYard

O StreamYard cria transmissões ao vivo de forma profissional. É uma espécie de estúdio de streaming ao vivo no seu navegador. Com ela, você pode transmitir diretamente para outras plataformas, como Facebook, YouTube e LinkedIn.

Se você utiliza lives em sua estratégia, é uma das ferramentas de marketing digital e vendas interessante, pois facilita a realização de rodas de conversas, entrevistas e eventos online. 

Snov.io

O Snov.io é semelhante ao Ramper brasileiro. Ele ajuda a construir cadências automatizadas de envio de e-mails para prospecção e possui um e-mail finder muito legal. Por meio dele, você consegue encontrar e-mails na grande maioria dos sites.

Além disso, possui um tracker gratuito para rastrear e-mails, ajudando sua equipe a rastrear a abertura do e-mail, o clique nos links, o acompanhamento e agendamento de e-mails no Gmail/G Suite. 

O rastreador também envia notificações push quando o e-mail é aberto ou se há clique no link.

Speedio

O Speedio é uma das ferramentas de marketing digital e vendas que utiliza big data para inteligência de mercado e geração de leads B2B. Essa plataforma de big data utiliza dados públicos que trazem o mapa dos CNPJ’s disponíveis no Brasil, melhorando sua perspectiva do tamanho dos mercados disponíveis e detalhadas informações de cada empresa.

Quer encontrar clientes parecidos com seus melhores clientes? A ferramenta também ajuda nessa tarefa!

Trello

O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projeto que ajuda bastante os times na organização dos processos internos. Semelhante a um quadro da metodologia kanban, você consegue acompanhar as atividades dos times e delegar tarefas aos integrantes da equipe de forma rápida, prática e visual.

Typeform

Se seus formulários e pesquisas são péssimos e ninguém quer responder, pode ser uma questão de forma. Com o Typeform e seus layouts e temas personalizados, é possível resolver essa questão e manter seu público mais engajado. A ideia é simples: uma pergunta de cada vez permite respostas mais pensativas e taxas de conclusão mais altas.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta ótima para ter mais informações sobre as estratégias mais eficientes em outros sites no seu nicho. É uma espécie de “engenharia reversa” de marketing de conteúdo, SEO e estratégia de mídias sociais. Basta pesquisar a palavra-chave e ver as informações relacionadas a ela.

Wappalyzer

Você sempre quis saber quais são as tecnologias utilizadas em determinados sites? Essa é a proposta da Wappalyzer. Com essa ferramenta, você pode criar listas de sites que usam certas tecnologias, com endereços de e-mail e números de telefone. 

Suas funcionalidades permitem também gerar leads, analisar mercado e pesquisar os concorrentes a partir das tecnologias que eles utilizam. Assim, você conseguirá encontrar novas perspectivas para seu negócio.

Whatsapp Business

Todo mundo já sabe da potência que é o WhatsApp no Brasil. O WhatsApp Business, sua versão para empresas, é igualmente importante para o marketing digital. É possível criar campanhas voltadas para a própria rede, mas, mais do que isso, é fundamental para um atendimento rápido ao cliente e suporte em tempo real.

WordPress

O WordPress é, sem dúvidas, uma das ferramentas de marketing digital e vendas mais populares. Ele é um sistema que facilita o gerenciamento de sites sem necessidade de conhecer programação. Isso significa que sua equipe consegue desenvolver vários tipos de sites (blogs, sites de negócios, portfólios etc).

Além disso, para facilitar ainda mais o uso da ferramenta e aumentar suas possibilidades, existem os plugins para WordPress. Conheça os 13 melhores plugins para WordPress em 2021!

Zapier

O Zapier é uma plataforma para conectar ferramentas e otimizar o trabalho por meio de automações. Seu forte é a integração, pois ela funciona como um grande HUB, integrando milhares de aplicativos e serviços diferentes. Com essa integração, é possível criar processos automatizados.

Deseja sincronizar contatos entre seu CRM e a ferramenta de e-mail marketing? É possível! Essa automação pode melhorar significativamente seu desempenho.

Zoom

Reuniões online e treinamentos remotos ficaram ainda mais em evidência com o home office. O Zoom é uma das ferramentas mais utilizadas, porque permite vídeos e áudios de alta qualidade, até 1000 participantes, compartilhamento de tela, conjunto de recursos de colaboração e muito mais.

Com essas ferramentas de marketing digital e vendas, você conseguirá otimizar as atividades de suas equipes e aumentar suas vendas.

Para isso, é interessante também conhecer os maiores erros que impedem sua empresa de vender mais!

 

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