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Acabou o tempo em que a internet era voltada somente para o entretenimento. Hoje, os canais digitais se tornaram uma ferramenta fundamental para as empresas que desejam divulgar os seus serviços e produtos com mais facilidade, e principalmente gerar vendas com o marketing digital. E dentro desse universo, o Marketing Digital faz toda a diferença. Afinal, ele surge como um grande aliado para quem deseja criar boas oportunidades de venda.

Rapidamente, vimos muitas vitrines migrarem das lojas para o virtual. Isso graças ao hábito dos consumidores em utilizar as redes sociais e os seus smartphones com frequência, o que fez com que o e-commerce vivesse um boom, sendo a solução perfeita, inclusive, para tempos de Coronavírus e isolamento social.

Mas, antes de se aventurar nesse mecanismo, vale a pena entender como, de fato, essas estratégias podem ser colocadas em prática para gerar bons resultados. Não sabe como dar os primeiros passos? Então acompanhe este material completo que trouxemos para você!

Marketing Digital: o que é e por que devo investir?

É difícil encontrar uma única empresa de sucesso que já não tenha um plano de ação bem estruturado com base nessa ferramenta.

Um fato curioso: só no Brasil, os usuários passam mais de 9 horas on-line e, atualmente, este é o país da América Latina que possui o maior número de investimento nessas estratégias, segundo um levantamento divulgado em 2019, pela McKinsey.

Entretanto, qual é o seu real significado? Podemos dizer que o Marketing Digital consiste em um conjunto de métodos digitais, voltados para pessoas e negócios, com foco em resultados valiosos no on e no off, como: mais visibilidade, fidelização do público e, claro, lucros cada vez maiores.

Tal modalidade abrange todos os elementos que envolvem o marketing tradicional, mas com foco nos dispositivos eletrônicos e internet. Esse é o caso dos mecanismos de pesquisa, redes sociais, e-mail e, até mesmo, sites, que são excelentes para que as marcas se conectem com os seus clientes atuais e os potenciais.

“Por que o Marketing Digital faz tanto sucesso?” 

Você pode estar questionando… Ao contrário de outras modalidades, esta é mais econômica e acabou se popularizando. A resposta é simples: o método pode ser aplicado por empresas de todos os portes, seja qual for o seu nicho ou verba disponível para o investimento.

No entanto, são poucas as organizações que seguem o caminho certo do Marketing Digital. Isso porque, para conseguir colher bons frutos, é preciso saber que essas estratégias não devem se limitar aos anúncios pagos e conteúdos em blog.

Se o seu objetivo é vender, será preciso conhecer as particularidades de cada canal. Assim como antigamente, os profissionais faziam com o rádio ou a televisão.

O segredo é conhecer a diferença entre cada veículo. Aprimorar as suas técnicas de vendas e, principalmente, dominar a arte de se comunicar com o público, sempre seguindo as principais tendências de tecnologia do momento.

Quais são as vantagens do Marketing Digital para o meu negócio?

Todo empreendedor que encontra dificuldade em alcançar bons efeitos com o marketing tradicional, deve começar, desde já, a investir nos serviços digitais para gerar resultados promissores. E como você pode imaginar, existem muitos benefícios que é possível experimentar por quem aposta nessa modalidade. Veja quais são os principais.

Mais economia

Um dos pontos positivos do Marketing Digital é a economia. Com ele, você poderá poupar dinheiro e, assim, conquistar mais leads.

Para ilustrar, vou te falar sobre o Return On Investment (ROI), ou “retorno sobre o investimento”. Em linhas gerais, essa métrica serve para medir o lucro e as perdas de uma estratégia de um período específico.

E quando comparamos o ROI de uma ação digital, conseguimos perceber que o seu resultado é muito melhor do que uma campanha publicitária tradicional ou, até mesmo, de um evento físico.

Ao contrário dos caminhos populares do marketing & publicidade, como anúncios em rádio ou TV, que são bem inacessíveis para empresas de pequeno e médio porte, o digital pode ser utilizado por qualquer empreendedor. Afinal, ele coloca o seu negócio no mesmo campo de atuação de nomes poderosos do mercado.

Vamos aos exemplos:

O chamado Pay Per Click (PPC) te permite escolher o orçamento que será gasto com esse serviço. Se a ideia é desembolsar R$ 500 ou R$ 2 mil, basta definir o valor que o seu bolso consegue pagar.

Por outro lado, é essencial ter em mente que o custo mais elevado com o Marketing Digital é aquele que envolve tempo. Na maioria dos casos, pode levar alguns meses até que as suas estratégias sejam implementadas de forma certeira. E por conta disso, os resultados não serão imediatos, mas de médio e longo prazo.

Contudo, assim que eles começarem a aparecer, você perceberá como todo o esforço — e investimento — valeu a pena.

Possibilidade de mensuração

Quando investimos dinheiro em uma ação, é natural desejar acompanhar os resultados. A boa notícia, é que o Marketing Digital conta com essa possibilidade.

Utilizando as ferramentas corretas, você poderá saber se determinada estratégia está gerando bons resultados, ou também, se é melhor partir para outro caminho. Esse cuidado, sem dúvida, ajuda a fazer com que os profissionais envolvidos em uma campanha não percam tempo e dinheiro ao insistir em um caminho incerto.

Também é interessante destacar que cada tipo de campanha conta com um sistema de “rastreamento de resultados”. Desde as redes sociais, até o Search Engine Optimization (SEO).

A vantagem é que será possível acompanhar várias métricas como:

  • cliques;
  • impressões;
  • comentários;
  • compartilhamentos;
  • conversões,
  • e por aí em diante.

Até mesmo plataformas, como o Instagram e o Facebook, já disponibilizam essa opção.

Excelente para alcançar os clientes ideais

Para elaborar uma campanha de Marketing Digital eficiente, é essencial focar nas pessoas certas. Imagine a seguinte situação: você possui uma empresa de produtos fitness. Então, os seus anúncios aparecem somente para aqueles indivíduos que não malham e, tampouco, estão interessados nesse nicho.

É muito provável que, seguindo esse caminho, os seus resultados não sejam nada produtivos, correto? Por isso, atingir as pessoas interessadas na sua marca é o ponto de partida. Felizmente, as ferramentas digitais possibilitam essa ação — com a segmentação detalhada das campanhas.

Utilizando a otimização dos mecanismos de pesquisa, além de outras estratégias, você consegue criar as chamadas personas, ou seja, perfis inventados para simular as ações e interesses do seu “cliente ideal”.

A partir disso, ao criar um anúncio no Google Ads, Instagram ou Facebook, há a possibilidade de definir o seu público-alvo, incluindo atribuições como idade, ocupação, localização, hobbies e muito mais. O resultado serão campanhas muito mais eficientes e capazes de converter resultados positivos para a sua marca.

Outros diferenciais

Acima você viu apenas alguns dos inúmeros benefícios proporcionados pelo Marketing Digital. Viu também como esse mecanismo consegue oferecer boas oportunidades de venda para todos os tipos de negócio.

Mas, não termina por aí. Existem outros pontos positivos igualmente atrativos e que merecem ser destacados:

  • ele possibilita alcançar as pessoas no início da jornada de compra;
  • dá a possibilidade de fazer alterações em qualquer estágio de uma campanha;
  • permite melhorar a sua taxa de conversão;
  • além de criar uma audiência sólida na internet, garantindo resultados fantásticos a longo prazo e mais!

Os primeiros passos: como criar oportunidades de venda com o Marketing Digital?

É comum que os “marinheiros de primeira viagem” mal saibam por onde começar para criar oportunidades de venda. Temos ainda, aqueles que já investiram em algumas estratégias, mas só geraram clicks ou poucos engajamentos, sem alcançar vendas reais ou resultados satisfatórios.

Se você se identificou com essa situação, fique tranquilo! Abaixo vai ver alguns passos imprescindíveis para acertar na sua campanha do começo ao fim e gerar oportunidades de venda!

Passo 1: saiba com quem está falando

Assim que descobrir quem é seu público, não se perca em meio ao planejamento. É importante lembrar com quem está falando nos anúncios e redes sociais. Esse é o ponto mais importante de uma estratégia, assim como o mais menosprezado e, em muitos cenários, também pode ser a causa da falta de resultados.

Em alguns casos, tanto o profissional de Marketing Digital, quanto o empreendedor, acabam focando os seus esforços no orçamento ou na mensuração dos resultados. Com isso, deixam de lado a comunicação personalizada com a audiência.

Jamais cometa esse erro! Em vez disso, mantenha o público no centro de suas estratégias, sem medir esforços para atender às suas principais necessidades emocionais. Essa etapa pode ser realizada com a criação de um posicionamento muito bem elaborado e que, acima de tudo, tenham a ver com a proposta da sua marca.

Passo 2: encontre o seu lugar

Empreender na tal da “Era Digital” é um grande desafio. De tempos em tempos, profissionais e gestores precisam se atualizar para acompanhar a dinâmica desse universo. E acredite ou não, uma das grandes dificuldades das marcas que já investem no Marketing Digital, é a de criar um bom posicionamento nas redes sociais.

A dica é começar sabendo exatamente em quais canais investir. Diferente do que se acredita, você não precisa criar um perfil em todas as mídias, mas sim, apostar somente nos canais onde os seus clientes ideais estão presentes. Para obter essa resposta, entender qual o perfil do consumidor é fundamental.

Tudo isso tendo em mente que: mesmo em se tratando de um business-to-consumer (B2C), é possível vender no LinkedIn e outras mídias voltadas para negócios. O mesmo vale para o business-to-business (B2B), que geram excelentes resultados no Instagram.

Passo 3: pense no mobile

O mundo mudou e, com ele, diversos hábitos também foram revistos. Nos últimos anos, os clientes estão confiando muito mais em seus smartphones no momento de realizar uma compra. Esse fato pode ser notado em várias etapas da jornada do usuário, como:

  • na pesquisa de produtos e promoções;
  • buscando por feedback’s valiosos;
  • através do relacionamento com a marca.

Em resumo, o smartphone é, agora, parte obrigatória da experiência de compra. Diante disso, empresas que desejam investir em Marketing Digital para criar oportunidades de venda precisam ter isso muito claro e colocar o mobile à frente de cada estratégia de campanha.

Por onde começar? Tenha um site responsivo e habilite para dispositivos móveis. Daqui para frente, o celular não pode mais servir como um “paliativo” para as suas ações. Mas sim, estar presente em todas as tomadas de decisão.

Usando um site atualizado e redes sociais simples, mas com conteúdos valiosos, você conseguirá ir longe e abrir portas para uma incrível base de clientes.

Lembre-se também que para conseguir bons resultados a performance, ou seja, a velocidade do site, é cada vez mais importante Ela ajudará você a estar sempre à frente nos buscadores e melhorar a experiência do usuário.

Passo 4: ouça os seus clientes

Já sabemos que é de extrema relevância conversar com as pessoas certas. Porém, será que você está ouvindo o que elas têm a dizer? Os clientes estão, a cada dia, mais acostumados a fechar negócios com empresas que compreendem as suas necessidades e estão dispostas a solucionar os seus problemas.

Logo, para ouvir os clientes, você não precisa estabelecer longas conversas ou investir em Pesquisas de Satisfação. Com as ferramentas digitais, esse processo pode ser modificado: basta analisar os dados antigos de quem já comprou com a sua empresa.

Isso tudo, sem se esquecer que uma jornada de compra feita ao vivo é capaz de fornecer lições que nenhum mecanismo automático consegue garantir.

Quanto mais os consumidores interagem com uma organização pelos canais digitais, mais conhecimento será possível absorver. E estas informações devem ser usadas em todas as suas ações.

A princípio, pode até parecer complicado cumprir essa etapa. Mas, com a ajuda de alguns softwares e relatórios específicos, você pode visualizar como o público está chegando até o seu negócio, seja on-line ou off-line.

Além disso, é possível saber o que eles estão procurando, os elementos que mais chamam a sua atenção e quanto tempo eles passam em determinada página.

Tais dados são joias valiosas para que você personalize produtos, crie ofertas e, então, atenda a clientes específicos. É a sua chance de prestar um serviço diferenciado e, consequentemente, aumentar as suas taxas de conversão.

Passo 5: aprenda com os erros

Nunca inicie um novo planejamento de Marketing Digital “no escuro”. Reconhecer o seu sucesso, assim como as suas falhas, é uma atitude que pode ajudar na identificação dos caminhos que a sua empresa deve seguir. Caso, em algum momento, você já tenha arriscado alguma ação nesse universo e os resultados não foram positivos, considere rever toda a campanha, até identificar onde você errou.

Um dos pontos pouco comentados por profissionais, é que o Marketing Digital é feito de erros e acertos. Para encontrar a melhor solução será preciso realizar muitos testes.

O seu anúncio não está convertendo bons resultados e oportunidades de venda? Considere alterar as informações de direcionamento até atingir o alvo ideal.

Até mesmo um simples detalhe pode fazer toda a diferença. Modifique quantas vezes for preciso e nunca se esqueça de, periodicamente, se colocar algumas perguntas. São elas:

  • preciso analisar algo a mais?;
  • o meu conteúdo está sendo valioso e de acordo com o interesse do cliente?;
  • os meus anúncios estão devidamente atrativos?;
  • quais as melhores imagens para usar em minhas campanhas?

Sendo assim, para obter êxito em suas estratégias de Marketing Digital e ter mais oportunidades de venda, considere ter ao seu lado profissionais especializados. Desse modo, você vai conseguir encontrar as soluções ideais, fugir de erros e gastos desnecessários.

E então, gostou e quer saber mais? Entre em contato com a Sales Growth e descubra como podemos te ajudar nessa missão.

Sales Growth - Luís Caramuru