Antes de começar a listar sobre os plugins essenciais, farei uma breve descrição sobre o que é e porque é interessante que você os utilize na criação de sites. O plugin é uma extensão, como se fosse uma funcionalidade extra que você adiciona no seu site WordPress…

E no WordPress você possui uma variedade de plugins que pode utilizar para a otimização do seu site, e com o uso correto deles, além de ser um benefício para o site, também melhora a experiência do usuário e a eficiência de trabalho para geração de leads ou até nas vendas.

Alguns são pagos… mas aqui iremos falar principalmente dos plugins essenciais e gratuitos, com uma exceção ou outra, sem deixar a alternativa gratuita. Agora que você já tem uma ideia para o que serve e o que é um plugin, vamos falar sobre os principais, que usamos na maioria dos sites que desenvolvemos e no nosso aqui na Sales Growth.

1. Broken Link Checker

O primeiro é o Broken Link Checker, este tem como função avisar ao proprietário do site quando é encontrado um link quebrado, que é quando você acessa uma página e aparece uma tela de erro, ou que a página não foi encontrada, por alguma configuração errada ou mal feita antes. Então é essencial que você o tenha quando criar um site para não ter esse tipo de problema.

Na prática, nem sempre conseguimos garantir que toda referência/link externo que fazemos ainda está lá funcionando, ou se por acaso não erramos na hora de linkar um outro conteúdo. Por isso esse plugin ajuda muito… enviando um e-mail pro responsável do site sempre que ele encontra um problema.

Link para download: https://wordpress.org/plugins/broken-link-checker/

2. Click to Chat

Este plugin é muito comum nos sites, em que se colocam um snippet de Whatsapp por exemplo, que é quando aparece no canto do site uma bolinha com o ícone do aplicativo, que facilita para o envio das mensagens além de ser uma chamada para o usuário caso tenha dúvidas ou interesse no que está sendo oferecido. Igual esse que temos aqui no nosso site.

Link para download: https://br.wordpress.org/plugins/click-to-chat-for-whatsapp/

3. Cookie Notice

Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regula as atividades de tratamento dos dados pessoais, este plugin tem como função avisar aos visitantes do site sobre o uso de suas informações e se ele está de acordo. Sendo assim, ao configurar o plugin com suas devidas informações, este é apresentado já na página principal do seu site, para que de início o visitante já saiba que seus dados poderão ser usados, caso esteja de acordo com eles.

Link para download: https://br.wordpress.org/plugins/cookie-notice/

4. Google Analytics for WordPress for MonsterInsights

Este é o melhor plugin para integrar o Google Analytics no site, ele exclui o pixel de integração quando algum usuário ou administrador no site está realizando testes, alterações ou subindo posts, e ainda não poluímos as estatísticas. Para configurar este plugin, basta criar uma conta no Google Analytics e logo depois integrar no plugin.

Link para download: https://br.wordpress.org/plugins/google-analytics-for-wordpress/

5. OneSignal Push Notifications

Se você produz conteúdo para o seu site, como blog posts ou se deseja fazer algum tipo de anúncio, e quer que seus usuários recebam notificação quando esse conteúdo novo é lançado, este é o plugin certo.

Disponibilize uma inscrição no site avisando que aqueles que desejarem receber esse tipo de notificação sobre novos posts ou lançamentos, e este plugin fará todo o resto. E assim que você realizar alguma nova publicação, os seus inscritos receberam a mensagem.

Link para download: https://br.wordpress.org/plugins/onesignal-free-web-push-notifications/

6. Reading Progress Bar

Este plugin totalmente interativo, é para a configuração de uma barra de leitura. Sua função é mostrar por meio de uma barra no topo do site, sobre quanto já foi lido ou falta ser lido em algum blog post que o site possua, ou algum artigo.  Assim conforme o post está sendo lido essa barra se completará. É uma forma de facilitar a leitura e mostrar ao seu usuário o quanto falta para que ele chegue ao fim do post.

Link para download: https://br.wordpress.org/plugins/reading-progress-bar/

7. WP Rocket (pago) ou W3 Total Cache (free)

O WP Rocket é um plugin que aumenta o desempenho e a performance de um site no WordPress, ou seja, inclui a rapidez e otimização ao carregar a página do site. Mas este plugin é pago, num valor que varia de 49 à 249 dólares. Isto porque ele carrega uma lista extensa de funcionalidades e benefícios ao adquiri-lo, e oferece uma facilidade no seu uso e configuração.

Se antes de pagar deseja utilizar um plugin de forma gratuita, existe uma opção que é tão boa quanto, que é o W3 Total Cache. Este também melhora o desempenho e a performance do site, além de reduzir o tamanho dos pesos de arquivos dispostos nele também. Mas para a utilização deste plugin o usuário deve ter um conhecimento um pouco maior em questão de configurações e funcionamentos para instalá-lo. E para finalizar, caso escolha a versão premium deste plugin, ele fornece também o SSL, que é uma dimensão extra para a segurança aos seus dados em cache.

Links para download: https://wp-rocket.me/ e https://wordpress.org/plugins/w3-total-cache/

8. Structured Content

Com este plugin você consegue adicionar mais conteúdos como resultado na busca do Google. Isso facilita as pesquisas dentro do seu site e a organização.

Isso serve para que os mecanismos de busca que estão dentro do site, consigam analisar o conteúdo que está colocado e facilite o processamento desses dados. Uma dica do Neil Patel, que é um dos 10 melhores profissionais de marketing segundo a Forbes, diz que para melhorar o SEO, é preciso adicionar alguns snippets de resumo na busca do Google que isso ajuda o SEO.

Link para download: https://wordpress.org/plugins/structured-content/

9. Smush

Este é um plugin para ajudar com as imagens que são adicionadas no site. Ele tem como função otimizar as imagens, para que se mantenham na proporção e não tenham discrepâncias nos designs, além de melhorar o desempenho da página. E possui uma funcionalidade de redução em lote das imagens que já estavam lá.

Link para download: https://wordpress.org/plugins/wp-smushit/

10. UpdraftPlus

É um plugin gratuito que simplifica os backups e a restauração do seu site. Ele pode ser configurado para realizar backups diários, e ainda pode ser sincronizado com os seguintes aplicativos Dropbox, Google Drive, Amazon S3 (ou compatível), UpdraftVault, Rackspace Cloud, FTP, DreamObjects, Openstack Swift e e-mail. Em sua versão paga também realiza backups para Microsoft OneDrive, Microsoft Azure, Google Cloud Storage, Backblaze B2, SFTP, SCP e WebDAV.

Ter este plugin é fundamental e essencial para que você tenha todos os seus dados salvos caso um dia aconteça de que seu site seja hackeado ou se alguma atualização tiver algum erro.

Link para download: https://wordpress.org/plugins/updraftplus/

11. Yet Another Related Posts Plugin (YARPP)

O YARPP é um plugin que adiciona posts e páginas ao para o leitor, ao final da página que está sendo lida de um blog post por exemplo. Ele consegue juntar e trazer essas relações com o que já está no site, e oferecer conteúdos relacionados para manter os visitantes na página e criar um maior engajamento.

Link para download: https://wordpress.org/plugins/yet-another-related-posts-plugin/

12. Yoast SEO

Sem via de dúvidas este é o melhor plugin de SEO que temos. O Yoast SEO ajuda na otimização de motores de pesquisa, com ele você consegue alcançar os melhores resultados no seu site com publicações por exemplo. Ele te auxilia com modelos para os melhores títulos e descrições para que o seu visitante consiga encontrar de forma rápida nos resultados de pesquisa onde estão as informações.

Além disso você pode configurar para que ele reconheça automaticamente conteúdos duplicados. E se você deseja ter um texto no blog que seja mais dinâmico, tenha uma melhor legibilidade e não seja cansativo, o Yoast SEO também te ajuda nessa função, com a análise SEO, em que aparecem as indicações de quais frases ou palavras podem ser mudadas ou melhoradas para um melhor desenvolvimento e leitura do texto.

Link para download: https://wordpress.org/plugins/wordpress-seo/

13. Wordfence Security

Excelente plugin de segurança, envia e-mails importantes, avisa de vulnerabilidades e protege o site. O Wordfence Security inclui um firewall e um scanner de malware que foram desenvolvidos para proteger os sites do WordPress. Com o Firewall ele identifica e bloqueia tráfegos maliciosos, mantendo o seu site seguro. Além disso possui uma integração profunda com o WordPress que protege seu site no terminal sem que se quebrem as criptografias, e sem que ele seja contornável assim não vazam nenhum tipo de dados caso alguém tente hackear. Fora que te avisa por e-mail toda vez que um administrador loga no site, ou quando precisa atualizar plugins ?.

Link para download: https://wordpress.org/plugins/wordfence/

Essas foram algumas das dicas de plugins para melhorar o seu site no WordPress, e com certeza para te ajudar a monitorar e facilitar algumas coisas para melhor otimização. Mas me conte você, já sabia destes plugins, ou falou algum no meio que você define como essencial também? Conta pra gente aqui nos comentários, e claro se tiver dúvidas também.

Quer receber quando tem conteúdo novo? Assine a nossa Newsletter. E se quiser acompanhar mais sobre esses assuntos, segue a Sales Growth nas redes sociais ou conheça como podemos te ajudar com marketing digital e vendas.

 

Curso Pocket LinkedIn
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Pin It on Pinterest

Share This