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Você já está com o orçamento de marketing digital da sua empresa pronto? Em caso negativo, é preciso correr contra o tempo, tendo em vista que é importante ter isso definido para alcançar o sucesso em suas campanhas e aumentar as vendas.

Quando você tem um orçamento bem definido, o marketing deixa de ser um centro de custo, para se tornar uma ferramenta poderosa para gerar receitas e impulsionar a máquina de vendas.

É necessário pensar no marketing digital como um projeto, com metas a serem atingidas. Se você não tem um retorno em mente e não calcula bem o seu ROI, é bem provável que as estratégias sejam vistas apenas como um custo, já que não há uma estimativa de volta do valor investido.

Mas como fazer um bom planejamento de marketing, para não errar a mão para 2021? É sobre esse tema que falaremos neste artigo. Continue a leitura e confira!

Orçamento de marketing digital: passo a passo para fazer em 2021

Elaboramos um passo a passo com todas as atividades que você deve executar para fazer o seu orçamento de marketing digital em 2021. Veja!

1º passo: faça um levantamento de todos os custos necessários

Você deve ter em mente que um orçamento de marketing digital não é apenas um número aleatório, definido de acordo com o que sobra de outras áreas da empresa, por exemplo.

O valor precisa fazer sentido e, para isso, é importante planejar de forma individual cada uma das estratégias que estão previstas em seu planejamento, sejam elas de inbound marketing ou de outbound marketing.

Aqui existem inúmeros custos que precisam ser levantados e eles variam muito de uma empresa para outra. Vamos apresentar alguns dos principais deles! No entanto, lembre-se que cada empresa tem uma realidade e que é necessário analisar as estratégias que serão colocadas em prática no seu negócio.

Agências ou profissionais liberais

É necessário saber quanto a sua empresa paga mensalmente para agências ou profissionais liberais que prestam serviços de marketing para você.

Mesmo que você tenha um setor de marketing interno, a sua empresa pode ter esse gasto. Imagine, por exemplo, que você desenvolve estratégias de marketing de conteúdo e redes sociais e contrata freelancers para escreverem os textos e desenvolverem as artes para publicação.

Nesses casos, é preciso listar esses gastos, para que se tenha uma estimativa correta de quanto deverá ser pago às empresas ou profissionais contratados.

Anúncios em mídias pagas

A maioria das empresas já investe em mídias pagas, como o Facebook Ads e o Google Ads. Os anúncios são excelentes recursos para promover publicações de blogs, páginas de produtos, entre outros itens.

Ao trabalhar com mídias pagas, é importante ter em mente que, quanto mais você pagar, mais pessoas terão acesso às suas publicações. Assim sendo, ter um bom planejamento é fundamental.

Você precisa ter uma estimativa de pessoas que deseja atingir com cada anúncio, para que possa ir adequando o seu orçamento de marketing. É por isso que trabalhar com métricas é tão relevante.

Anúncios em mídias tradicionais

Caso a sua empresa tenha a necessidade de fazer anúncios em mídias tradicionais, como em emissoras de rádio e televisão, por exemplo, também é preciso fazer o levantamento desses valores. Afinal, o centro de custo para o marketing digital e tradicional, é quase sempre o mesmo nas organizações.

O mesmo vale para mídias impressas, como folders e panfletos, por exemplo. Apesar da digitalização estar ocorrendo de forma rápida, ainda há muitos negócios que conseguem bons resultados distribuindo material impresso.

É o caso, por exemplo, dos supermercados e outros nichos do comércio varejista. Esse tipo de negócio alia as estratégias das mídias mais antigas com as tradicionais, muito pela variedade de públicos que atingem.

Em situações assim, recomenda-se buscar saber se realmente o gasto com impressão de materiais traz retorno financeiro para a sua empresa. De tal maneira, fica mais fácil estipular um teto de gastos ou quantidade de itens desse tipo que serão produzidos.

Pagamentos de mensalidade de aplicativos e softwares

Para automatizar tarefas e tornar o marketing muito mais eficiente, muitas empresas apostam no uso de aplicativos e softwares. Existem ferramentas que servem para gerenciar publicações nas redes sociais, por exemplo.

Outros sistemas, como para a produção de texto, elaboração de tabelas, criação de artes, edição de  fotos, entre outros também devem ser considerados.

Realização de eventos corporativos

Quando a empresa promove eventos, para o lançamento de produtos, por exemplo, também está desenvolvendo uma estratégia que faz parte do centro de custos do marketing.

Cada vez mais os eventos online fazem parte de estratégias digitais. As empresas promovem webinars em seus canais no YouTube ou perfis nas redes sociais, por exemplo.

Esses encontros virtuais demandam investimentos, como a contratação de um apresentador, compra de equipamentos de som e imagem, entre outros. Logo, vale a pena ficar de olho nisso e incluir esses valores na lista de investimentos a serem realizados.

2º passo: defina as metas a serem alcançadas por suas campanhas de marketing

O segundo passo para definir um orçamento de marketing digital é mensurar as metas que devem ser alcançadas nas campanhas. Para isso, todas as estratégias já devem ter sido criadas, tendo em vista que cada uma delas tem um objetivo distinto.

Para que você possa ter um orçamento de marketing digital bem definido para 2021, portanto, precisa antes considerar os objetivos que devem ser alcançados durante o ano.

Se você pretende aumentar as suas vendas em 30%, por exemplo, deve fazer a projeção de quanto deve investir em cada estratégia para isso.

Como você pode perceber, o orçamento de marketing digital e o planejamento estratégico andam lado a lado. Não é possível ter sucesso com uma das atividades sem antes ter desenvolvido a outra.

O mais indicado, portanto, é inicialmente fazer o planejamento estratégico de marketing digital da sua empresa. Depois faça o orçamento, com base nas estratégias que serão executadas no decorrer do ano.

É claro que ajustes podem ser feitos, de acordo com a disponibilidade de verba da empresa, conforme veremos mais adiante.

3º passo: crie estimativas de valores para cada custo do marketing

Uma vez que as metas estão criadas, é importante que sejam feitas estimativas de valores para custo do marketing digital. Ou seja, é chegado o momento de definir um valor total para, em seguida, distribuir os números para cada ação que deverá ser executada no planejamento estratégico.

Aqui existem diversas metodologias que podem ser executadas! O ideal é que seja feita uma projeção mínima, envolvendo os investimentos com ferramentas, pessoas, gestão etc.

Veja, a seguir, alguns meios que possibilitam que isso seja realizado!

Use referências de anos anteriores

Uma maneira de estimar os custos que uma estratégia terá é usando as referências dos anos anteriores. Imagine, por exemplo, que você trabalha com freelancers para fazer a produção dos conteúdos de suas estratégias de marketing digital.

Para saber o quanto precisa destinar de verba para pagar esses profissionais em 2021, basta observar o valor que foi investido nisso no ano anterior. Veja quanto investiu, faça as devidas correções de valores monetários e defina o seu orçamento

É claro que você pode fazer negociações de preços com esses profissionais. No entanto, os valores não vão variar muito nem para mais e nem para menos, em apenas um ano. Por isso, buscar por essas referências é tão interessante.

Faça cotações

Outra maneira de estimar o seu orçamento de marketing digital é realizando cotações. Para isso, o processo é simples! Entre em contato e peça os valores cobrados por diferentes empresas ou profissionais que ofereçam os produtos ou serviços que você necessita.

Pense, por exemplo, que você precisa produzir vídeos para uma estratégia de marketing digital. No entanto, como, nunca tinha feito isso antes, não tem uma base para ver quanto do orçamento de marketing digital deve investir nisso.

Para resolver a situação, você pode ligar ou enviar e-mails para várias produtoras de vídeo da sua região. Peça orçamentos e veja qual é o preço médio que as empresas do ramo estão cobrando para prestar os serviços que você necessita.

Considere a disponibilidade da empresa

Obviamente, para definir o orçamento de marketing digital, é importante que você considere a disponibilidade da empresa. Para grandes companhias, isso não costuma ser um problema, tendo em vista que há verba disponível para fazer os investimentos necessários, desde que se comprove o retorno que eles trarão em vendas.

Já para os negócios menores, no entanto, isso é um pouco mais complicado. De tal maneira, o gestor ou responsável pela área de marketing precisa ter tudo muito bem alinhado com a direção da empresa, para que saiba quanto de dinheiro ele pode investir nas campanhas.

Imagine, por exemplo, que foi definido que você terá um valor de R$ 50 mil para investir durante todo o ano de 2021. Se as estratégias não puderem ser todas realizadas dentro desse valor, é preciso readequar o planejamento.

Mais uma vez percebemos como o planejamento estratégico e o orçamento andam juntos. Dessa forma, pode ser que seja preciso reajustar ou até mesmo eliminar algumas estratégias, para que se possa investir naquelas que trazem mais retorno.

4º passo: se possível, trabalhe com uma margem de segurança

Caso for possível, é interessante que você também trabalhe com uma margem de segurança para as estratégias de marketing. A ideia é que se tenha um valor extra para cobrir gastos urgentes ou mudanças de última hora no planejamento.

O ideal é que isso não seja necessário, mas em meio a cenários de imprevisões, pode ser que seja necessário fazer alguns ajustes. Em 2020, por exemplo, por conta da pandemia da Covid-19 e o fechamento de muitos negócios, diversas estratégias de vendas das companhias.

E, por falar em 2021, a hora de planejar as suas vendas para o ano é agora! Saiba mais em nosso artigo que fala sobre esse assunto!

Contar com uma margem de segurança para fazer ajustes e destinar mais verbas para uma estratégia, por exemplo, é importante! Como em 2021 ainda há um cenário imprevisto, sobretudo em relação ao avanço ou controle da pandemia, ter segurança financeira para trabalhar é muito importante.

Esses são os quatro passos que você precisa executar para definir o orçamento de marketing digital em 2021. Coloque todos eles em prática e veja como o seu negócio pode deslanchar, por meio de estratégias bem definidas e com um orçamento condizente ao que deve ser aplicado em cada uma delas.

Sales Growth - Luís Caramuru