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Você sabe por que deve escolher uma mentoria de vendas em vez de consultoria, treinamento ou coaching? Certamente esta é uma pergunta que nem todos sabem responder com clareza. Por isso, antes de entrar no universo da mentoria, acho importante mostrar a diferença dela em relação às outras estratégias aplicáveis ao seu negócio. 

De uma forma geral, consultoria, treinamento, mentoria, coaching e suporte contribuem de alguma forma para os empreendedores e líderes. Entretanto, é importante entender qual a verdadeira diferença entre uma coisa e outra. A consultoria é um serviço que você contrata para ajudar com a estratégia e a execução de alguma coisa. 

Ou seja, esse profissional também “poem a mão na massa” pra fazer uma coisa sua funcionar. Por exemplo, uma consultoria de implantação de CRM ajuda com toda a configuração, criando os fluxos, etc. Já o coach é o cara que vai te trazer clareza em relação aos seus objetivos, te ajudar a explorar sua estrutura mental, priorizar atividades, e transformar desejo em ação de forma mais alinhada ao resultado que você quer. 

Sem dúvida, coaching ajuda no desenvolvimento de pessoas guiando-as por um caminho que elas não conhecem. É como uma carruagem que te conduz na jornada e organiza o projeto. O treinamento inclui a transferência de conhecimento e mostra como agir, de acordo com uma visão de fora. Já um suporte é mais para tirar dúvidas pontuais, ou te ajudar a resolver algo.

Agora sim, a mentoria! Pense no mentor como alguém que está um pouco à frente de você, mas que não é necessariamente um faixa preta sobre o que você quer aprender. Por ter uma vivência maior naquilo, ele pode te guiar e não deixar você cometer os mesmos erros que ele, entende? Isto é, você ganha clareza sobre o que precisa ou não fazer. 

O que é mentoria de vendas? 

Para entender melhor o que é a mentoria de vendas, precisamos pensar de forma simples e prática. Por exemplo, se você está em Santa Catarina, no Sul do Brasil, e precisa viajar até Manaus, na região Norte, existem diversos caminhos. Sem dúvida, se você quiser e tiver bastante tempo disponível e, sobretudo, disposição, é possível chegar lá a pé. 

De acordo com o Google Maps, são 822 horas andando, o equivalente a mais de 34 dias caminhando. Na bicicleta talvez seja mais tranquilo: apenas 212 horas de viagem. De carro, 60 horas separam o Estado de Santa Catarina de Manaus. Agora, fazer esse trajeto de avião é mais confortável, não é? O voo mais rápido leva, em média, 6 horas. 

Ou seja, o mentor funciona como o avião da sua jornada! A experiência dele faz toda a diferença para que o seu caminho seja menos cansativo. Em outras palavras, você evita perder tempo e dinheiro.  

“Então, você está dizendo que é impossível crescer seu negócio sozinho?”  

Claro que não. 

Sem dúvida, qualquer pessoa é capaz de aprender tudo que precisa e ter sucesso. Mas, se você tiver um mentor, seu resultado é mais rápido e menos cansativo, assim como ir para Manaus de avião. Dito isso, resta saber se a mentoria de vendas é a mais indicada para você, certo? 

Por isso, separei sete motivos para você apostar em um mentor para melhorar suas vendas. Confira a seguir. 

Por que apostar em uma mentoria de vendas? 

A lista abaixo mostra todos os aspectos que fazem um mentor influenciar tanto no seu negócio quanto na sua jornada.  

  • Experiência 
  • Companhia 
  • Tendências 
  • Networking e troca 
  • Estabilidade emocional 
  • Contraponto 
  • Suporte personalizado 

Agora, precisamos entender o papel de cada um desses aspectos dentro da trajetória dos líderes e empreendedores. 

A experiência do mentor 

Certamente, quando você pode contar com alguém que trilhou o mesmo caminho que o seu, seus erros serão menores, em todos os sentidos. Consequentemente, você chega mais rápido aos resultados que deseja, não é? 

Você não está sozinho 

Uma das características mais comuns do mundo do empreendedorismo ou da liderança é a solidão. Isto é, os profissionais costumam trabalhar de forma solitária e sem uma pessoa mais experiente para conversar. Uma das vantagens da mentoria de vendas é ter com quem trocar opiniões sobre o projeto. Sem dúvida, é bem mais difícil quando não temos isso no dia a dia, não é mesmo? 

Antecipar tendências 

Contar com a expertise de quem viveu a experiência de empreender no mesmo segmento que o seu te coloca um passo à frente dos concorrentes. Principalmente em relação a antecipar tendências do mercado porque ele já esteve no seu lugar e viu tudo acontecer. 

Networking e troca 

Normalmente, um mentor tem a sua comunidade ou grupo onde você pode trocar com pessoas que fazem parte do mesmo universo. Ou seja, é um ótimo ambiente para aprender porque você pode ter grandes insights a partir da dúvida de outras pessoas. 

Estabilidade emocional 

Durante toda jornada profissional de qualquer pessoa, existem os períodos de luta, assim como os de glória, certo? Para muitos empreendedores e líderes, a estabilidade emocional tem papel fundamental no dia a dia.  

Por isso, ter um profissional para poder contar nos momentos mais desafiadores ajuda a lidar bem melhor com os momentos difíceis. Lembre-se de que os altos e baixos que surgem no seu caminho são comuns durante qualquer jornada. 

Contraponto 

Você já percebeu que às vezes estamos tão envolvidos com o problema que não conseguimos nem pensar direito ou descobrir no que focar? Esse é mais um ponto a favor dos mentores porque eles trazem um olhar de fora sobre o que está acontecendo.  

Isto é, enquanto você está imerso nas questões, seu mentor permanece descontaminado e mostra para você um contraponto. Normalmente, quando você percebe a visão do mentor, o seu jogo pode mudar completamente. 

Suporte personalizado 

Alguma vez você precisou falar com o suporte de uma loja de eletrônicos, por exemplo? Pense nisso, mas de forma inversa, e você entenderá o papel do mentor em relação ao suporte que ele pode te entregar. Ou seja, com o olhar dele sobre o seu negócio, fica mais fácil encontrar um direcionamento mais assertivo do que fazer. 

Mentoria de vendas… não de milagres 

Para entender exatamente o que a mentoria de vendas pode entregar, precisamos esclarecer alguns pontos. Primeiramente, o mentor não é um guru e, na verdade, não sei se os gurus existem. Em outras palavras, um mentor não necessariamente sabe tudo, ok? 

Trata-se de uma troca, uma cocriação, e ele é o cara que está um pouco à sua frente. Basicamente, a partir da troca entre vocês é que os resultados podem acontecer de maneira mais rápida. Por isso, é muito importante entender se a experiência do seu mentor é o que você busca como resultado. 

Avalie se ele teve objetivos similares aos seus no começo e você saberá se ele é compatível com o que você alcançar. Por outro lado, é importante também conhecer o mentor do seu mentor. Dessa forma, você consegue saber se o discurso dele é o mesmo que a prática, não é mesmo? 

Pessoalmente, eu, Luís, sempre investi tempo e recursos em todo tipo de treinamento, livros e tudo mais. Hoje, depois de usar diferentes ferramentas, garanto a você que não existe uma fórmula pronta. Isto é, tudo depende da necessidade de cada individuo, equipe, e assim como da empresa. 

Por exemplo, tem vezes em que é melhor um mentor para te direcionar, mas em outros casos é melhor ter vários mentores. Tudo depende do cenário em que você e sua empresa estão inseridos no momento. Eu invisto muito em treinamento, participo de grupos de mentoria de vendas (e outras mentorias) há muitos anos e acredito muito nisso. 

Tenho um mentor que faz um acompanhamento mais próximo e, sem dúvida, mudou radicalmente os meus resultados, o meu negócio e meu ser pessoalmente falando. Posso dizer, francamente, que meu mentor hoje tem papel decisivo para que eu consiga buscar as metas de 2022 e que, sem ele, não seria possível!

Como diz Adam Grant a qualidade mais importante de um mentor, professor ou coach não é quanto ele sabe, mas sim quanto ele se importa! Cuidar é muito mais do que subir no seu palco, cuidar é sentir alegria genuina pelo seu progresso.

 Em resumo: ser um mentor não é fazer algo, mentorar alguém é “ser com elas”.

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