Para muitas pessoas, o Google Meu Negócio é um aplicativo desconhecido. Fale a verdade… você sabe como essa ferramenta funciona e o que ela é capaz de fazer para uma empresa? Em primeiro lugar, sabe quando pesquisamos por um serviço no Google e aparece uma empresa em destaque, com fotos, endereço e horário de funcionamento?

Pois é, trata-se de um negócio cadastrado no Google de forma gratuita que mostra as informações mais importantes para quem pesquisa. Certamente, um dos diferenciais dela é a facilidade de cadastro, mesmo daqueles usuários que não lidam bem com o mundo digital.

Ou seja, para os mais antigos, o Google Meu Negócio funciona como a lista telefônica e suas inesquecíveis páginas amarelas. No mundo moderno, nós abrimos o Google para achar uma loja, restaurante, cinema, ou qualquer outra coisa, não é assim?

Por isso, se a sua empresa está cadastrada nessa plataforma, você já deu um grande passo para melhorar os resultados. Principalmente para os negócios locais, já que você pode usar uma foto da fachada para facilitar a procura do cliente.

Além disso, o cadastro inclui endereço, telefone, horário de funcionamento, a área ou segmento do negócio, logomarca e até vídeos. Por exemplo, quando um usuário busca por um restaurante no Google Maps, o perfil no Google Meu Negócio torna a pesquisa mais completa.

Isto é, a ferramenta reúne todas as informações sobre o negócio de forma simples e isso ajuda a direcionar o usuário até o estabelecimento, inclusive. Depois de encontrar o perfil da sua empresa na busca pelo Google Maps, é só clicar em “rotas” para visualizar o caminho até o ponto de venda.

Basicamente, é assim que o aplicativo funciona. Mas para você ter total conhecimento sobre a ferramenta, vamos aprofundar mais o conhecimento?

Tudo sobre o Google Meu Negócio

Muitas pessoas acreditam que essa ferramenta pode substituir os sites de empresas do comércio, sabia? Na prática, ela funciona mais ou menos assim mesmo, já que reúne as principais informações sobre um negócio. Essa ferramenta ajuda a divulgar uma empresa tanto em pesquisas feitas no buscador do Google quanto pelo mapa.

Aliás, se você já se perguntou como colocar seu negócio no Google Maps, esse é o caminho. E quem são os maiores beneficiados pelo aplicativo Google My Business? Sem dúvidas, as pequenas e médias empresas que precisam de presença digital para conseguir mais oportunidades dentro da sua região.

Tudo isso porque ela é uma ferramenta 100% gratuita e de grande alcance em buscas por região, principalmente quando são feitas pelo Google Maps. Por outro lado, muitas empresas não têm presença digital, como sites e perfis em redes sociais, e a ferramenta pode cumprir esse papel.

Ou seja, entre as diversas formas de colocar uma empresa na primeira página do Google, uma delas é pelo Google My Business.

Como criar um perfil no Google Meu Negócio?

Já sabemos que essa é uma plataforma criada pelo Google onde uma pessoa pode cadastrar gratuitamente seu próprio negócio, certo? Agora, vamos saber como criar um perfil na prática. E para facilitar as coisas para você, criamos esse passo a passo.

  1. Acesse o site Google My Business e faça o login com uma conta do Google (crie se não tiver);
  2. Adicione todas as informações que a ferramenta pedir sobre o seu negócio;
  3. Em seguida, a ferramenta precisa confirmar o seu endereço e, para isso, o Google envia um código pelos Correios. O prazo de chegada varia entre uma e duas semanas;
  4. Acesse o painel e clique em “Confirmar agora” depois que receber o código;
  5. Complete o seu perfil com fotos, vídeos, logomarcas, entre outras imagens de produtos e dos serviços que a empresa presta.

Parece simples, não? Basicamente, essa “ficha” de cadastro inclui dados como:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Telefone;
  • Principais dúvidas;
  • Avaliações e comentários dos clientes;
  • Agenda de eventos;
  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Identidade visual.

E tem ainda um grande detalhe sobre essa ferramenta, quer que eu te conte? Ao mesmo tempo em que ela mostra o seu negócio para os usuários pelo mapa, melhora também o posicionamento do site da empresa nas buscas orgânicas.

Vantagens do Google Meu Negócio

Certamente, essa plataforma tem diferentes formas de trazer vantagens para empresas de todos os nichos. Conheça cada uma delas de acordo com nossa visão sobre a ferramenta.

Fácil acesso e gerenciamento de dados

Sim, qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento consegue organizar as informações dentro do perfil. Além da facilidade para gerenciar as informações e atualizar dados a qualquer momento, você consegue interagir com outros usuários.

Ligações pelo Google Meu Negócio

A própria ferramenta tem a iniciativa de mostrar o telefone de contato da empresa e permitir a ligação na mesma hora. Para muitas empresas, essa é uma vantagem importante para aumentar o número de ligações depois de uma pesquisa pelo Google. Se por um lado os usuários ganham praticidade, por outro os empresários conseguem rastrear a origem das ligações feitas pelo Google My Business. Desta forma, podemos avaliar a eficiência da ferramenta e, caso esteja dando certo, é possível criar anúncios pagos, por exemplo.

Presença digital

Como já sabemos, a presença digital é umas das mais importantes vantagens para os empresários que não investem no ambiente digital. Ao incluir fotos de produtos, serviços, vídeos, entre outros materiais, a empresa consegue estabelecer uma presença digital básica. Ou seja, quanto mais fotos profissionais, textos atraentes e detalhes sobre o negócio, maiores as chances de melhorar a performance.

Gerar mais visitas ao ponto de venda

Qual é a empresa que não quer vender mais? Para isso acontecer, uma das saídas é levar mais pessoas para dentro da sua loja, certo? Esse é o papel do Google My Business, principalmente quanto às buscas feitas pelo mapa. Vale para as lojas que não tenham site ou qualquer perfil nas redes sociais.

Exposição da sua empresa no Google

Exposição gratuita da sua marca nas buscas do Google é um ótimo negócio, não acha? Com a pandemia, diversas empresas precisaram investir rapidamente em presença digital, apesar do orçamento reduzido. Uma das opções é, sem dúvidas, criar um perfil na plataforma.

Tráfego qualificado

Para as empresas que já investem em presença digital, a ferramenta funciona como um reforço de peso para torná-la autoridade no assunto. Especialmente em estratégias para atrair usuários qualificados, ou seja, aqueles que já estão na etapa de tomada de decisão sobre a compra. Em outras palavras, quando uma pessoa pesquisa por algo, ela sabe o que quer e está pronta para gerar uma conversão. Assim, o aplicativo pode gerar mais vendas para a empresa.

Divulgação digital por bairro

Certamente, o Google My Business é uma ferramenta essencial para empresas pequenas que têm como grande foco os consumidores do bairro. Isto é, o impacto ambiental e o custo-benefício em relação aos outros meios de divulgação são inversamente proporcionais. Principalmente se comparamos com a panfletagem e jornais de bairro, que ainda são muito comuns em bairros brasileiros.

Ferramenta de relacionamento

Assim como o usuário cadastra as fotos dos produtos e imagens sobre os seus serviços, os usuários podem avaliar o seu trabalho. Ou seja, essa é uma oportunidade para conquistar novos clientes, principalmente aqueles que visualizam as avaliações antes de comprar. Ao mesmo tempo você consegue manter um relacionamento aberto com seus clientes, principalmente ao acompanhar as atualizações.

Sua marca mais conhecida

Um dos princípios do Google é premiar os links mais relevantes com maior destaque nos resultados de buscas, certo? Com um perfil completo você melhora sua posição nas páginas de busca e aumenta o alcance da sua marca.

Reputação e confiança

Estar bem posicionado no Google significa que a reputação do seu negócio vai bem. Consequentemente, mais reputação significa que os clientes se sentem seguros em comprar os produtos ou serviços que você oferece.

Insights

A plataforma oferece aos usuários diversos dados sobre desempenho do perfil e isso serve para inúmeros insights. Isto é, você consegue analisar os seguintes aspectos:

  • Acessos diários ao perfil X acessos ao site;
  • Palavras usadas na busca do Google que levaram ao seu negócio;
  • Ação do usuário após visualizar seu perfil (ligação, horário, etc).

A partir desses dados, o usuário pode ajustar o perfil de acordo com as palavras-chave mais usadas, por exemplo.

Entendeu tudo sobre o Google Meu Negócio?

Ficou claro o que essa ferramenta pode fazer pela sua empresa na internet? Agora, sua missão é criar um perfil e deixar ele o mais completo possível. Quanto mais interações e avaliações sobre o seu negócio, melhor o posicionamento no Google. Você já sabe o que precisa fazer para tirar proveito, não é?

Cadastre sua empresa e siga todas essas dicas para aumentar as chances de vendas no seu negócio.

E, caso saiba de alguma outra dica que não esteja neste texto, deixe um comentário para gente!

Sales Growth - Luís Caramuru
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