No meio de tantas ferramentas gratuitas disponíveis hoje em dia, como faz para decidir qual delas é a melhor para o seu negócio? Certamente, as opções de ferramentas grátis se estendem para diferentes nichos de mercado.

Ou seja, todo tipo de negócio, independentemente do segmento, pode usar um acessório digital para beneficiar a operação. Isto vale para pequenos e grandes negócios, sabia?

Entretanto, a quantidade de opções sem custos disponíveis para os gestores e empresários não é a melhor parte.  Isto é, precisamos entender que a entrega dessas ferramentas vale muito para os negócios porque trazem ideias.

Em outras palavras, as informações que podemos conseguir com esses dispositivos servem para identificar oportunidades. Seja na mudança na estrutura de um negócio, nova estratégia de vendas, assim como em um melhor desempenho dos colaboradores, por exemplo.

Sem dúvida, a qualidade que essas ferramentas entregam para a gestão influencia nos resultados do seu negócio.

Ferramentas gratuitas para o seu negócio

Mas como saber qual delas se encaixa melhor na sua empresa?

Nesse caso, só existem duas formas: a primeira é fazer diversas buscas e depois testar cada ferramenta para saber se ela funciona.

A segunda é ler esse artigo até o final e conhecer algumas ferramentas gratuitas que funcionam para diferentes áreas, como: 

  • Vendas
  • Marketing digital
  • Gerenciamento de times & produtividade

Se você trabalha com algum desses segmentos e quer saber quais ferramentas grátis podem contribuir para o seu negócio, leia esse artigo até o final.

Ferramentas gratuitas para vendas

Get prospect

Que vendedor não gostaria de agilizar o processo de prospecção?

Com essa ferramenta, conseguimos encontrar endereços de e-mail de acordo com o perfil profissional. 

Ao mesmo tempo, os usuários criam listas de potenciais clientes com base em diferentes filtros e critérios de pesquisa.

Lusha

Com essa ferramenta de prospecção de clientes, você consegue saber detalhes sobre determinada empresa.

Depois de encontrar os e-mails mais interessantes para uma futura negociação, a ferramenta permite salvar todas as informações em um programa de CRM.

Além disso, o Lusha permite a integração com outras ferramentas.

Snov.io

Outra forma de fazer prospecção por e-mail é usar essa ferramenta capaz de fornecer dados de um usuário a partir de perfis no LinkedIn, por exemplo.

Assim, ela ajuda na geração de leads, na verificação de e-mails e no envio de campanhas de e-mail marketing.

Hunter.io

A ferramenta certa para uma equipe de vendas com estratégia agressiva voltada para cada mercado e localização.

Ou seja, o hunter.io é voltado para a prospecção de novos clientes ao conseguir encontrar os endereços de e-mail referentes a cada domínio.

A partir dessa ferramenta, a empresa pode se conectar com clientes potenciais para diferentes tipos de negócios.

Find That Email

Uma forma mais recente de prospectar clientes no ambiente digital é olhar para as redes sociais e a proposta do Find That Email é capturar e-mails nesses canais.

Os gestores usam a ferramenta para criar uma lista de potenciais clientes, assim como de empresas que podem se tornar parceiras.

The Checker

Quer saber quais os e-mails são realmente válidos em sua lista antes de enviar alguma mensagem?

Basta usar o The Checker em computadores ou smartphones, sem precisar instalar nenhum software, para verificar os e-mails da sua lista.

O sistema verifica com precisão cada endereço de e-mail de maneira preventiva.

Por isso, é a ferramenta ideal para equipes de prospecção que buscam melhores performances de envio de e-mails.

Ferramentas gratuitas para Marketing Digital

Mailchimp

Certamente, esta ferramenta tem muito a oferecer aos profissionais de marketing digital.

Principalmente porque consegue criar automação de e-mail marketing, isto é, enviar e-mails de maneira automática para o usuário.

Além disso, a ferramenta conta com um painel para controlar listas e criar diferentes tipos de campanhas de e-mail marketing.

Hootsuite (optar pelas ferramentas gratuitas)

O gerenciamento das redes sociais fica muito mais fácil com a ajuda do HootSuite.

Com essa ferramenta grátis você pode integrar as plataformas Twitter, Facebook, LinkedIn, Foursquare e contas de e-mail. 

Um dos grandes diferenciais é programar conteúdo nas redes sociais.

Google Analytics

Para saber tudo sobre o desempenho do seu site ou blog, sem gastar nada com isso, use o Google Analytics.

Essa ferramenta acompanha todo o tráfego de qualquer plataforma digital e mostra os comportamentos dos visitantes.

Você tem acesso a tudo o que foi feito durante todo o tempo de navegação, inclusive as páginas mais visitadas do seu site.

Search Console

Atualmente, toda empresa que aparece na primeira página de buscas sai na frente da concorrência, certo?

Para saber como está o desempenho da sua plataforma no Google, basta usar o Search Console, criado pelo próprio buscador.

Assim, qualquer usuário conhece os aspectos que podem melhorar sua posição na pesquisa para gerar mais tráfego.

WordPress (optar pelas ferramentas gratuitas)

Esta é a plataforma mais usada por usuários que criam páginas de conteúdo na web.

A partir do cadastro gratuito, qualquer pessoa passa a ter acesso a uma plataforma digital para gerar conteúdo.

Isto é, a ferramenta pode ser usada tanto para publicações de artigos como para divulgar produtos e serviços.

Escolha um domínio e crie desde uma loja virtual até um blog sobre aquilo que você mais gosta de fazer.

Google Keyword Planner

Mais uma ferramenta gratuita do Google, desta vez com a proposta de oferecer ao usuário a melhor palavra-chave para seu conteúdo.

Ou seja, antes de criar um artigo, por exemplo, o usuário pesquisa sobre as palavras-chaves com maior procura na web.

Além disso, ajuda em uma campanha de pesquisa paga, mostrando os melhores lances por palavra.

Ubersuggest

Encontre as palavras-chaves ideais para criar uma campanha de anúncios eficiente ou artigos criados com técnicas para atrair leads de forma orgânica.

O Ubersuggest é uma ferramenta de pesquisa e análise de palavras-chave e os melhores termos para buscas orgânicas ou tráfego pago.

A ferramenta ainda oferece uma extensão para o navegador do Google que mostra o volume de busca da palavra pesquisada.

Canva (optar pelas ferramentas gratuitas)

Não precisamos mais de um programa específico instalado no computador para criar um design atraente, sabia?

O Canva é uma plataforma de design gráfico que oferece gráficos de acordo com a sua demanda.

Ou seja, a ferramenta já tem as medidas ideais para conteúdo em diferentes redes sociais, apresentações, cartões de visita, entre outros.

O usuário pode optar pelo site ou aplicativo para dispositivos móveis.

Dead Linkchecker

Sabe aqueles links que quando clicamos nos levam para uma página não encontrada?

Para evitar esse transtorno aos usuários, existe esta ferramenta gratuita, chamada Dead Link Checker, que ajuda a manter os links do seu site atualizados.

Ou seja, ele detecta todos os links quebrados que estão sob o domínio do seu site para que você os corrija rapidamente.

Facebook Ads Library

Esta é a biblioteca de anúncios que funciona como um depósito de tudo o que está sendo veiculado nas plataformas Facebook, Instagram, Messenger e parceiros.

Ao fazer seu cadastro, o usuário tem acesso a diferentes detalhes tanto dos anúncios quanto dos anunciantes.

Ferramentas gratuitas para dirigir equipes

Freshdesk

O gerenciamento de equipes fica mais fácil com a ferramenta porque permite ao gestor acompanhar diferentes aspectos da empresa.

Por exemplo, conversas em tempo real, acesso aos tickets gerados em cada venda e aos detalhes dos pedidos, assim como relatórios mensais.

A partir de um sistema Software as a Service (SaaS), o gestor pode reunir diferentes canais em uma só plataforma.

Google Alerts

Esta ferramenta tem papel essencial para manter as equipes engajadas e informadas sobre o mercado.

Ao criar alertas sobre determinados assuntos, os usuários cadastrados recebem e-mails com notícias e conteúdos novos publicados na web.

O usuário pode escolher a frequência de e-mails de acordo com a necessidade, com envios diários ou semanais.

Typeform

Criar formulários virtuais ficou mais simples com a ferramenta Typeform. 

O diferencial dela em relação ao Google Forms é a possibilidade de construir algo mais personalizado. 

Ou seja, os formulários do TypeForm têm maior apelo estético do que a plataforma de questionários do Google.

LinkedIn (optar pelas ferramentas gratuitas)

Esta é a rede social ideal para quem busca conexões profissionais relevantes.

Atualmente, o LinkedIn é a maior rede social que alimenta a troca entre empresas e profissionais de todas as áreas. 

Ao construir um perfil nesta plataforma, o usuário passa a mostrar seu desempenho profissional para outros profissionais e empresas.

Clicksign

Uma das formas mais eficientes de aumentar a produtividade nas empresas está em ferramentas como a Clicksign.

A partir de assinaturas digitais de documentos, os gestores simplificam seus processos e usam o arquivamento digital, que é mais seguro, inclusive.

CamScanner

Já precisou usar o celular para digitalizar imagens e enviar em diferentes formatos?

A partir de agora, saiba que o CamScanner só precisa de uma foto para criar e compartilhar documentos em formatos JPEG ou PDF.

Assim, os gestores conseguem agilizar a rotina e eliminar etapas ao usar a tecnologia disponível gratuitamente.

Zapier

Quem tem um negócio sabe a importância de organizar as informações que chegam em diferentes dispositivos, não é?

Assim, a proposta do Zapier é integrar aplicativos, organizar processos e automatizar o que for possível.

Na mesma interface o usuário tem acesso a notificações de e-mail, SMS e também de planilhas.

OBS Studio

Sem dúvida, esta ferramenta ganha cada vez mais usuários que precisam fazer transmissões de vídeos em tempo real.

Para isso, basta que o usuário tenha dispositivo para transmitir o conteúdo pela plataforma de streaming.

Principalmente agora que a pandemia tornou o trabalho de casa uma realidade em todo o mundo, as reuniões ao vivo têm sido cada vez menos frequentes.

Hora de usar as ferramentas gratuitas, certo?

Certamente, uma das ferramentas que você viu faz mais sentido para a sua empresa, certo?

E não se esqueça de usar essas e outras ferramentas para melhorar ainda mais seus resultados.

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